quarta-feira, maio 11, 2011



Como montar um projeto
Montar um projeto não é uma tarefa difícil, mas requer um bom planejamento e muita pesquisa. Geralmente, ele é discutido e planejado entre coordenadores e professores, e cada professor faz adaptações para adequá-lo a seus alunos e às suas necessidades. Apresentamos a seguir algumas dicas para ajudar você a montar um projeto.Escolha o temaQue assunto abordar? Quando estiver pensando em um tema para seu projeto, você pode se perguntar, por exemplo, até que ponto ele vai despertar (e manter) a atenção dos seus alunos; o quanto vai contribuir para ampliar o conhecimento deles; quais são as vantagens e desvantagens de escolher esse ou aquele tema, o que ele teria a oferecer... Uma boa forma de escolher um tema é conversar com seus alunos. Como eles são os maiores interessados, por que não propor uma votação? Você pode até se surpreender com o resultado.PesquiseProcure informações a respeito do tema escolhido em diferentes fontes (jornais, livros, revistas, Internet, filmes, etc.) e certifique-se de que seus alunos poderão encontrar material suficiente na biblioteca da escola (é um dos primeiros lugares em que vão pesquisar). Caso sua escola não tenha uma, verifique qual a mais próxima e peça ajuda à comunidade, solicitando empréstimo de livros, jornais, revistas, etc. A Internet também pode ser uma boa aliada nesse momento.Planeje o projetoQue atividades você vai propor aos alunos? De que materiais ou ferramentas vocês vão precisar? Isso vai gerar algum custo (para a escola e/ou para os alunos)? Como você vai conduzir o projeto? Que disciplinas serão abordadas? Quantas aulas você usará para executá-lo? Que estratégias vão ser usadas para incentivar os alunos e manter o interesse deles? As respostas a essas perguntas nortearão seu trabalho e orientarão os procedimentos seguintes. Nesse momento, é importante trocar idéias com os colegas e com a coordenação da escola. Faça uma previsão do que poderia se tornar um "fator complicador" (a necessidade de comprar algum material, por exemplo) e pense em alternativas possíveis para o caso de algo não dar certo. Organize seu projeto por etapas e monte um cronograma para ajudar a turma a não se dispersar. Na hora de formalizar o projeto e colocá-lo no papel, você pode se basear no esquema abaixo. TemaSérie a que se destina;Duração;Justificativa (explique por que você escolheu esse tema);Objetivos;Conteúdos trabalhados (cite que disciplinas e assuntos serão abordados);Estratégias/procedimentos (explique como você pretende alcançar os objetivos);Material necessário (relacione que recursos serão necessários);Avaliação (cite como você pretende avaliar os alunos).Sensibilize seus alunosConverse abertamente com sua turma e fale sobre o projeto. Exponha seus planos com animação. Isso certamente vai contagiar os alunos. Planeje as atividades de forma a permitir que eles escolham aquelas em que preferem participar e prepare-se para alterar atividades de que eles absolutamente não gostarem. Lembre-se: se eles não se entusiasmarem com a idéia do projeto, o resultado poderá ser comprometido. Você pode começar o projeto com um filme, uma notícia, um evento, uma música, um livro, enfim, algo que prenda a atenção da turma para o que virá... Mostre os resultadosÀ medida que o projeto for "caminhando", ajude a turma a expor os resultados para que outras classes vejam o seu progresso. Se possível, organize com eles um mural num lugar a que os pais tenham acesso; assim, eles poderão acompanhar o trabalho dos filhos. Se houver recursos (computador, acesso à Internet, editor de html), sua turma pode montar uma página na Internet com os resultados do projeto. Outra opção é publicá-los em um livro produzido pelos próprios alunos. Avalie o projeto com a turmaOrganize um painel em que a classe possa expor o que mais a agradou e o que não foi tão bom. Dê seu parecer e ouça o que os alunos têm a dizer. Você alcançou seus objetivos (ou pelo menos um deles)? E os pais, têm algo a dizer? Aproveite críticas e sugestões para aperfeiçoar os projetos futuros. EXEMPLO DE PROJETOTEMA: CONSCIÊNCIA NEGRA Sugestões de atividades envolvendo as mídias: televisão, DVD, computador, rádio e mídia impressa (livros, revistas, folders, cartazes, etc.).Mídia: Computador (Internet) Atividade: Pesquisas diversas sobre o tema e criação de blogMetodologia:Os alunos irão para o laboratório pesquisar sobre a cultura negra.Pesquisas de músicas tipicamente africanas.Propor um estudo sobre a vida de cantores negros, selecionar informações relevantes produzindo biografias em grupos ou duplas, reconhecendo as características desse tipo de texto que se destacam no cenário artístico-cultural do país.Leitura e análise de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, fazendo uma comparação entre o antes e o depois do tráfico negreiro e a escravidão no Brasil. Fazer a comparação com o modo de vida do negro no nosso país, na época da escravidão, nos quilombos e nos dias de hoje: O que mudou? O que ainda é necessário mudar? Como mudar? Conhecer a culinária e chás trazidos da cultura afro-brasileira, abrindo espaço para degustação através de lanche coletivo. Explorar as receitas como gênero textual e propor produções onde os alunos imaginarão que ingredientes misturarão para fazer porções mágicas para acabar com o racismo, a discriminação e o preconceito. Criação de blog enfocando a riqueza cultural afro-brasileira.Construção de um álbum digital /glossário com palavras de origem africana, curiosidades sobre o povo africano, atualidades, etc. Mídia: Televisão / DVDAtividade: Exibição de filmesMetodologia:Exibição de vídeos (filmes e documentários). A internet também pode auxiliar na aprendizagem através do fácil acesso as mais variadas fontes de pesquisas onde o educando, com a orientação do professor, pode pesquisar e ter acesso a imagens e materiais ricos sobre o tema em pauta. Mídia: RádioAtividade: Escuta de músicasMetodologia:Integração com a Língua Inglesa através de pesquisa e audição de canções famosas de cantores negros; Criação de rádio escolar com apresentação de repentes criados pelos próprios alunos.Escuta de músicas tipicamente africanas; Pesquisas de outras canções que abordem o tema; Exercícios de aquecimento e articulações do corpo voltado para a dança negra; Movimentos básicos da dança afro (orixás, cotidiano, etc.); Criação, elaboração e montagem de coreografias; Apresentar danças africanas, jogos como capoeira, e músicas, como samba e maracatu. Ouvir e fazer tentativas de tirar som e ritmo de instrumentos típicos: caixa de fósforos, pandeiro, agogô, chocalho, atabaque, berimbau, etc. Além de tocar os instrumentos, saber de que são feitos, como são feitos e, aprender a construir algum deles. Mídia: Mídia impressa (livros, revistas, folders, cartazes, etc.) Atividade: Leitura e pesquisaMetodologia: Leitura de imagens, pesquisas na biblioteca da escola, etc.

http://sites.google.com/site/dicaspedagogicas/como-montar-um-projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário...