quarta-feira, maio 11, 2011


Dicas Pedagógicas

Os recursos tecnológicos hoje disponíveis em nossas escolas devem ser usados como ferramentas educacionais e devem ser vistos como um instrumento valioso na prática pedagógica, empregados nas diversas áreas curriculares, na elaboração de trabalhos de investigação, na procura de conceitos, na busca de informação, no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas. Obviamente, trabalhar com essas propostas interdisciplinares ajudará o professor a cumprir com os objetivos propostos em seus planejamentos, com várias possibilidades, num trabalho pedagógico que possam: Dinamizar as atividades em sala de aula. Criar um canal de comunicação, divulgação e produção cultural, além de promover a ludicidade, que é a capacidade de criar e recriar, de brincar, de construir uma nova maneira de ler o mundo;Proporcionar momentos de descontração, criatividade; Criar novos ambientes de aprendizagem;Potencializar o processo de ensino-aprendizagem;Permitir o acesso a rede informações; Colocar o cidadão em sintonia com o mundo; Permitir a inclusão social;Permitir uma visão holística de mundo para o aluno;Possibilitar novas formas de aprender;Ampliar as informações para transformá-la em conhecimento;Inserir o cidadão-aluno no mundo da pesquisa;Criar novas possibilidades de aprendizagem; Permitir a interatividade, auto formação e auto conhecimento;Universalizar e democratizar o conhecimento;Promover a participação coletiva;Permitir a construção do conhecimento coletivo; Possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para viver na sociedade contemporânea; Ampliar as possibilidades de trabalhar com os conteúdos, indo além da forma conceitual e articulando diferentes áreas do conhecimento. É o modo como a escola as utiliza que determina se sua função será de estímulo à criatividade, de transmissor de informações, de incentivador a novas formas de sociabilidade e de desenvolvimento de determinadas habilidades cognitivas."Formar para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso-crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação". (Perrenoud, 2000)

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